Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Sobre > Anais > Submissão
Início do conteúdo da página

Submissão

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS (versão PDF)

Inscrição é gratuita e realizada pelo Sistema SIGEventos.

O processo de submissão pode ser realizado pela comunidade interna da Unifesspa (Técnico, discente ou docente) e externa. Os usuários internos devem acessar o SIGEventos com as mesmas credenciais que utilizam para acesso aos demais sistemas da Unifesspa. 

Se for usuário externo, é necessário realizar o cadastro previamente no SIGEventos, no link disponível para usuários externos à Unifesspa. Após a finalização do cadastro com a geração da senha de acesso, entrar no sistema na opção “sem vínculo”.

É necessário a apresentação de trabalho para emissão do certificado.

Após o cadastro, na página de inscrição utilizar as opções disponíveis, conforme abaixo:

Responsáveis pelo Trabalho:

Responsáveis pelo Trabalho - vínculos: Docente, Técnico-Administrativo, Discente ou Usuário Externo.

Tipos de participação dos responsáveis: 

Apresentação de trabalho – Modalidade: Oral e

Apresentação de trabalho – Modalidade: Pôster;

Participantes do Trabalho:

Participantes - vínculos: Docente, Técnico-Administrativo, Discente ou Usuário Externo.

Tipo de participação: 

Autor e Coautor

É importante definir em comum acordo entre os participantes, quem será o responsável pela submissão/apresentação. Não será aceito para apresentação trabalhos submetidos intercalando autores e coautores para um mesmo trabalho.

Máximo de participantes por trabalho: 01 Autor/Bolsista e 01 Coautor/Orientador.

I SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Normas para Submissão e Apresentação de Trabalhos

Os resultados dos projetos de extensão deverão ser submetidos no formato resumo expandido, a ser apresentado no ato de inscrição no evento até 31 de agosto. Sua apresentação será por eixo temático, dividido em sessões que serão divulgadas pelo site até 10 de setembro.

Orientações para elaboração dos resumos expandidos

O resumo deverá conter entre 03 (três) e 04 (quatro) páginas, incluindo: Título/Subtítulo do trabalho, Autores, Agência Financiadora (PROEX, CNPq, FAPESPA); Eixo Temático/Área de Conhecimento; Introdução; Metodologia; Resultados e discussão; Considerações finais; e, Referências.

O texto deve ser elaborado conforme as seguintes normas da ABNT: NBR 6028/2003 – Resumo; NBR 10520/2002 - Citações em documentos – Apresentação; e, NBR 6023/2002 - Referências – Elaboração e NBR 14724\2011 – Trabalhos acadêmicos – Apresentação.

O título do resumo deve estar em caixa alta, fonte em fonte Times New Roman, tamanho 13, centralizado e negritado. O corpo do texto deverá ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento entre linhas simples, alinhamento justificado, margens 2 cm nas bordas superior e inferior, esquerda e direita. O recuo da margem esquerda, para a primeira linha de cada parágrafo, será de 1,5 cm.

Citações com mais de três linhas deverão estar em fonte Times New Roman 10, com recuo de 4 cm a partir da margem esquerda e espaçamento simples. As citações de autores de outros trabalhos no corpo principal do texto deverão seguir a NBR 10520/2002 - Citações em documentos.

A paginação deve ser no lado direito superior. O texto não deve apresentar notas de rodapé, com exceção das indicadas para apresentação do (s) autor (es).

Cada trabalho deverá ser apresentado por um dos 5 autores, incluindo entre estes o (a) coordenador (a)/ Orientador(a) do projeto, obrigatoriamente.

O arquivo deverá ser enviado em formato .doc (Word) e digitado em Página A4, ficando o autor inteiramente responsável em garantir que o arquivo possa ser aberto sem problemas.

A revisão das normas da língua portuguesa e às da ABNT são de inteira responsabilidade do (s) autor(es) e coautor(es).

Utilize o template de resumo expandido. clique aqui

Orientações para as apresentações

As apresentações serão dia 20 de setembro e o local e horário da exposição das comunicações orais estarão disponíveis na página www.jepe.unifesspa.edu.br a partir de 10 de setembro. Os autores devem ficar atentos ao cronograma já que as apresentações não poderão sofrer remanejamento de horário sem que haja a devida justificativa e a autorização do Coordenador de Sessão.

As apresentações serão realizadas em salas equipadas com aparelho de projeção multimídia e computador/notebook e deverão ser apresentadas, em até 15 minutos, mais 05 minutos para comentários.

O (a) apresentador (a) deverá fazer referência à agência financiadora de sua bolsa e ao projeto de extensão ao qual está vinculado e desenvolver sua apresentação de forma clara e ordenada, interligando suas ideias, permitindo, com isso, a compreensão dos pontos ou tópicos principais.

III SEMINÁRIO DE PROJETOS DE ENSINO

Normas para Submissão e Apresentação de Trabalhos

Os resultados dos projetos de ensino e/ou ações de monitoria deverão ser submetidos no formato resumo expandido, a ser apresentado no ato de inscrição no evento. Os coordenadores de projeto/orientadores deverão apresentar no ato de inscrição, além do resumo expandido, o arquivo do pôster. Prazo limite para envio do arquivo do pôster: 24 de agosto de 2018.

Orientações para Elaboração dos Resumos Expandidos

O resumo deverá conter entre 03 (três) e 04 (quatro) páginas, incluindo: Título/Subtítulo do trabalho, Autores, Agência Financiadora (se houver); Eixo Temático/Área de Conhecimento (se houver); Introdução; Materiais e métodos; Resultados e discussão; Considerações finais; e, Referências.

O texto deve ser elaborado conforme as seguintes normas da ABNT: NBR 6028/2003 – Resumo; NBR 10520/2002 - Citações em documentos – Apresentação; e, NBR 6023/2002 - Referências – Elaboração e NBR 14724\2011 – Trabalhos acadêmicos – Apresentação.

O título do resumo deve estar em caixa alta, fonte 13, centralizado e negritado. O corpo do texto deverá ser redigido em fonte Times New Roman, Tamanho 11, espaçamento entre linhas simples, Alinhamento Justificado, Margens 2 cm nas bordas superior e inferior, esquerda e direita. O recuo da margem esquerda, para a primeira linha de cada parágrafo, será de 1,5 cm.

Citações com mais de três linhas deverão estar em fonte Times New Roman 10, com recuo de 4 cm a partir da margem esquerda e espaçamento simples. As citações de autores de outros trabalhos no corpo principal do texto deverão seguir a NBR 10520/2002 - Citações em documentos.

A inserção de numeração das páginas deve ser no lado direito superior. O texto não deve apresentar notas de rodapé, com exceção das indicadas para apresentação do(s) autor(es).

O nome do(a) coordenador(a)/Orientador(a) do projeto deverá, obrigatoriamente, constar como coautor do resumo.

O arquivo deverá ser enviado em formato .doc (Word) e digitado em Página A4, ficando o autor inteiramente responsável em garantir que o arquivo possa ser aberto sem problemas.

A correção redacional e o atendimento às normas são de inteira responsabilidade do(s) autor(es) e coautor(es).

Utilize o template de resumo expandido. clique aqui

Orientações para Confecção do Pôster

Os pôsteres devem ser confeccionados em material a ser definido pelo (a) Coordenador(a) do projeto (sugerimos o material lona e/ou napa), com cordão para pendurar, para melhor fixação e retirada dos expositores. As dimensões do pôster devem possuir Largura de 90cm; e Altura de 120cm. O aspecto estético é livre, desde que respeitadas às normas convencionais (ABNT) para a parte textual e uso de recursos como tabelas, gráficos, fotos, mapas, etc. (vide template disponibilizado ao final deste texto).

O Pôster deve ser organizado de acordo com as seguintes normas da ABNT: NBR 15437\2006 – Pôsteres técnicos e científicos; NBR 10520\2002 - Citações em documentos; NBR 6023\2002 – Referências – Elaboração; NBR 14724\2011 – Figuras; NBR 14274\2011 – Tabelas. Deverá ser confeccionado pelos autores do projeto e revisado pelo professor orientador.

Elementos do corpo do texto do pôster: título do trabalho; nomes dos autores/coautores; endereço do currículo lattes; instituição; referência do programa de fomento (este, se houver); introdução; materiais e métodos; resultados e discussão; considerações finais; e, referências.

Fontes e tamanhos: a fonte será Arial para todo o banner. Título: Arial 60. Autores/coautores; endereço do currículo lattes, instituição e título das seções (INTRODUÇÃO, MATERIAIS E MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS): Arial 36. Texto: recomendamos Arial 24 (se houver grande quantidade de texto, no mínimo Arial 20).

Caixa alta: usar somente para o TÍTULO DO TRABALHO e para os títulos das seções (INTRODUÇÃO, MATERIAIS E MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSãO, CONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS);

Colunas: o texto deverá vir separado em, no máximo, 2 colunas, alinhadas e texto justificado; espaçamento entre as linhas: 1,5.

As ilustrações: tabelas e figuras (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, quadros, lâminas, plantas, esquemas, organogramas, etc.), e os símbolos (com seus significados) são numerados conforme sua ordem de aparecimento no texto; As abreviaturas e siglas empregadas no decorrer do texto, quando aparecem pela primeira vez, devem aparecer por extenso e com sua sigla entre parênteses. Exemplo: Faculdade de Matemática (FAMAT). As siglas com até cinco letras aparecem em caixa-alta; acima disso só a primeira letra aparecerá em maiúsculo.

As equações e fórmulas devem aparecer destacadas no texto, facilitando sua leitura. Na sequência normal do texto, permite-se o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, índices e outros). Se estiverem destacadas do parágrafo, devem ser centralizadas e, caso seja necessário, deve-se numerá-las. Se forem fragmentadas em mais de uma linha, por faltar espaço, devem ser interrompidas antes do sinal de igualdade ou após os sinais de adição, subtração, multiplicação ou divisão.

Impressão do pôster: deverá ser de boa qualidade de forma que o texto possa ser lido a uma distância mínima de 2 m. A preparação de um painel harmonioso e atrativo, sem excesso de informações e recursos leva ao interesse pela leitura.

A correção redacional e o atendimento às normas são de inteira responsabilidade do(s) autor(es) e coautor(es).

Utilize o template de pôster. clique aqui

Orientações para as Apresentações

A relação com a data, local e horário da exposição das sessões de pôsteres será disponibilizada na página do evento www.jepe.unifesspa.edu.br a partir de 10.09.2018. Informação que o autor deverá verificar consultando a página. As datas, horários e locais não poderão ser alterados após a publicação.

Apresentação do Pôster: Os apresentadores serão responsáveis pela colocação e retirada de seus pôsteres nos horários indicados na programação do evento. É proibida a apresentação do pôster por terceiros (não autores) e de trabalhos impressos sem características de um pôster. O apresentador deverá estar à disposição dos interessados em consultar seu trabalho, durante o período reservado na programação do evento.

IV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Normas para Submissão e Apresentação de Trabalhos

Os resultados dos projetos de pesquisa deverão ser submetidos no formato resumo expandido. A apresentação poderá ser realizada em forma de comunicação oral. Os resumos deverão ser encaminhados através da página do evento no site https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/evento/JEPE2018, no ato de inscrição, seguindo as instruções para submissão de trabalhos.

Informações sobre o formato dos trabalhos

Configuração do resumo

Pré-textuais:

Imagem do evento em forma de cabeçalho, somente na primeira página, centralizada.

Título do resumo: Usar fonte Times New Roman, tamanho 17, centralizado e utilizar maiúscula apenas na primeira letra da sentença.

Autores: Usar fonte Times New Roman, tamanho 13, centralizado (conforme template)

Palavras-Chave: apenas 3 palavras alinhadas à esquerda. Usar fonte Times New Roman Resumo, tamanho 10.

Textuais:

Páginas: 3cm margem superior e esquerda, 2cm margem inferior e direita. Fonte: Times New Roman, 12. Espaçamento: simples entre linhas e entre os parágrafos.

Alinhamento: justificado, com recuo de primeira linha dos parágrafos em 1,25 cm. Número de páginas: mínimo de 2 e máximo de 4, incluindo as referências.

O Resumo deve ser redigido em português, e deve tratar-se preferencialmente, de uma pesquisa desenvolvida ou em desenvolvimento. Entretanto, poderá ser aceito trabalhos pautados em revisões bibliográficas.

Observações: O aluno (a) só poderá ser autor principal em um único trabalho.

Estrutura do resumo: 

Introdução, Material e Métodos, Resultados e discussão, Conclusão e Referências bibliográficas. Esses subtítulos devem ser numerados sequencialmente em algarismo arábico, em caixa alta, negrito e fonte Times New Roman, tamanho 11. Espaçamento de 22 pontos antes e 11 pontos depois.

Introdução: Neste espaço deve apresentar o problema estudado de forma clara, utilizando referencial teórico. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.

Material e métodos: deve indicar de forma concisa e clara a metodologia utilizada no trabalho para atingir os objetivos propostos, bem como a descrição detalhada dos procedimentos e instrumentos utilizados para possível replicação ou questionamentos.

Resultados e discussão: Nesta seção deverão ser apresentados os resultados alcançados na pesquisa, discutindo estes com o referencial teórico apresentado. Para tanto, poderão ser apresentadas tabelas, gráficos e imagens que sejam essenciais à boa compreensão do texto.

Conclusão: Neste item, indicar de forma objetiva as principais conclusões obtidas no trabalho, indicando sua relevância, vantagens e possibilidades de estudos futuros.

Referências bibliográficas e citações: Para referências, usar fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhamento justificado". Para citação das referências, utilizar o Estilo Vancouver, com a numeração entre colchetes e alinhada ao texto. Confira exemplos no material produzido pela Revista Papers do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA) acessando o link “Citações e Referências”.

Dicas para apresentações orais

Apresentação oral

O (a) autor(a) de cada trabalho terá 15 minutos de apresentação, mais 05 minutos para questionamentos;

Deverá ser rigorosamente observado o horário pré-estabelecido para cada sessão de apresentação;

As apresentações não poderão sofrer remanejamento de horário sem que haja a devida justificativa e a autorização do Coordenador de Sessão.

Introdução: O bolsista deverá fazer referência à agência financiadora de sua bolsa, ao projeto de pesquisa ao qual está vinculado e ao seu plano de trabalho e despertar a atenção do auditório para o seu trabalho, localizando o problema investigado a partir da literatura consultada.

Coerência e sequência lógica das ideias: O bolsista deverá desenvolver sua apresentação de forma clara e ordenada, interligando suas ideias, permitindo, com isso, a compreensão dos pontos ou tópicos principais;

Uso correto da linguagem: O bolsista deverá apresentar uma linguagem fluente, espontânea, rica e com vocabulário gramaticalmente correto.

Comportamento na apresentação: O bolsista deverá, na medida do possível, ser natural e auto confiante, procurando manter sempre o contato visual;

Conclusão: A conclusão deverá estar de acordo com os objetivos e a metodologia da pesquisa que foi desenvolvida, podendo indicar perspectivas futuras;

Tempo de apresentação: O bolsista deverá encerrar sua exposição dentro do limite de tempo estipulado previamente pela Propit, ou seja, 15 minutos para exposição e 5 minutos para o debate;

Ajuda de instruções: O bolsista deverá empregar de forma eficiente, oportuna e com propósitos bem definidos, os recursos audiovisuais à disposição;

  

Apresentação de pôster

As apresentações em formato de pôsteres são exclusivas para participantes não vinculados a projetos financiados por agências de fomento.

Cada pôster deverá ser exposto por um período de quatro horas, em local determinado pela organização.

O (a) autor(a) ou coautor(a) deverão estar presentes pelo período de duas horas, em horário previamente determinado, para responder aos questionamentos dos visitantes.

Configuração do pôster

O pôster deverá ter as dimensões de 80 cm de largura e 1,00m de altura ou 80cm de largura e 1,20m de altura.

O pôster deverá contemplar: título do trabalho, identificação dos autores, vínculo institucional, introdução, objetivos, métodos utilizados, resultados obtidos, conclusões e referências bibliográficas.

Utilize o template de resumo expandido. clique aqui

registrado em:
Fim do conteúdo da página