Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Exposição
Início do conteúdo da página

Sala de Espelhos: Mostra Virtual de Jovens Artistas

A visão nos fornece boa parte da informação que usamos para interpretar o mundo. Olhar ao redor é uma tarefa que aprendemos a desenvolver com maestria desde muito cedo. Depois, eventualmente, desaprendemos – ou passamos a assumir um olhar superficial, imediatista, automatizado.

Tão importante quanto olhar ao redor é olhar para si: compreender o Eu e o Mundo, entender-se como sujeito. Olho e pensamento são, em geral, uma trama inseparável. Olhar ao redor e olhar para si (mesmo que de olhos fechados) é sempre um aprendizado, ainda que desconfortável e até doloroso.

E como, por que e por quanto tempo devemos olhar para as artes visuais? O que devemos procurar em uma obra, e o que podemos esperar dela?

Sala de espelhos reúne cinco jovens artistas, estudantes de Artes Visuais na Unifesspa, em Marabá. Seus trabalhos são resultantes de investigações pessoais conectadas a diversas experiências de extensão universitária. Fiama Rodrigues, Inigashin, Luanderson Santos, Rafa Cardozo e Taate Cavalcante experimentam técnicas que passam da plasticidade tradicional à criação digital. Seus conceitos e temas são igualmente variados, passando por referências culturais locais e globais, mas possuem um eixo comum: refletem sobre si e sobre seus contextos. São fruto de uma laboriosa reinvenção dos seus respectivos cotidianos. Olhar para si e, ao enfrentar o espelho, transformar o dia a dia em matéria para a produção artística; trazer o íntimo a público.

A imagem que qualquer espelho nos devolve é, entretanto, sempre uma tradução, por mais fiel que nos pareça à primeira vista. Talvez seja correto dizer que os espelhos nos reinventam, assim como os artistas aqui reunidos reinventam a si e a sua intimidade, traduzindo-se por meio da arte. E, enquanto espelhos, essas obras também podem nos entregar os nossos próprios reflexos – fiéis ou distorcidos, nítidos ou embaçados.

Como cantou o grupo alemão Kraftwerk (em tradução livre), até as maiores estrelas descobrem a si mesmas no espelho. Estrelas ou não, maiores ou menores, todos nós também precisamos enfrentar a sala de espelhos, para aprender com nossos próprios ecos.

 

Gil Vieira Costa

 

Para navegar pela exposição de cada artista, clique sobre o respectivo botão:png_20211109_153225_0000 (1).png

 

png_20211109_153031_0000.png

 

Luanderson Santos

 

png_20211109_152922_0000.png

Taate Cavalcante

 

20211109_152806_0000.png

Rafa Cardozo

20211109_152337_0000.png

Fiama Rodrigues

  

 

 

 

__________________________________________________________________________________________________________

 

 

FICHA TÉCNICA



IV JEPE (Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão)

 

REALIZAÇÃO

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa

 

ORGANIZAÇÃO

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROEG

Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica – PROPIT

Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis – PROEX



Exposição Sala de Espelhos: Mostra Virtual de Jovens Artistas

 

REALIZAÇÃO

Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis – PROEX

 

CURADORIA

Gil Vieira Costa

 

ARTISTAS

Fiama Rodrigues

Inigashin

Luanderson Santos

Rafa Cardozo

Taate Cavalcante

registrado em:
Fim do conteúdo da página